Diferença entre Tristeza e Depressão. Como Saber?
- Psicóloga Luana Hochmann

- 17 de jul.
- 2 min de leitura

A tristeza faz parte da vida.
A tristeza é uma emoção natural, assim como a alegria, a raiva ou o medo. Ela surge em momentos de perda, frustração, mudança, solidão ou quando algo não sai como gostaríamos.
E tudo bem sentir tristeza. Chorar, se recolher, ficar mais introspectivo(a) por um tempo… Isso também é uma forma de elaborar o que estamos vivendo.
Mas tristeza tem começo, meio e fim. Mesmo que demore, ela costuma ceder com o tempo — especialmente quando conseguimos falar sobre o que estamos sentindo ou nos conectar com quem nos acolhe.
Quando a tristeza vira um sinal de alerta?
A depressão vai além da tristeza passageira. Ela afeta várias áreas da vida, permanece por semanas (ou meses) e rouba o brilho até das coisas que antes faziam bem.
Aqui estão alguns sinais de que pode não ser "só tristeza":
Falta de prazer em tudo (inclusive no que você costumava gostar)
Cansaço constante, mesmo sem grandes esforços
Alterações no sono ou apetite
Sensação de vazio ou inutilidade
Dificuldade de concentração
Pensamentos negativos persistentes
Choro frequente sem motivo claro
Vontade de sumir, se isolar ou desaparecer
Se você se identificou com alguns desses pontos, isso não te faz fraco(a). Te faz humano(a). E mostra que talvez seja hora de procurar acolhimento profissional.
Então como saber se é tristeza ou depressão?
Não há um "teste exato", mas existem diferenças importantes:
Tristeza | Depressão |
Tem um motivo claro | Pode surgir sem causa aparente |
É passageira | Persiste por semanas ou meses |
Ainda há momentos de prazer | Nada parece fazer sentido |
É suportável com apoio emocional | Pode paralisar ou isolar completamente |
Buscar ajuda é um ato de coragem (e não de fraqueza)
Se você sente que algo está errado há um tempo, que não é só uma fase, que não consegue "dar conta"... você não está sozinho(a).
A psicoterapia é um espaço seguro para falar sobre tudo isso sem julgamento, sem pressão, com escuta verdadeira. Na terapia, você pode entender seus sentimentos, se reconectar com você mesmo(a) e construir, pouco a pouco, um caminho de volta à leveza.
Atendimento com psicóloga em Foz do Iguaçu e online. A psicóloga Luana Hochmann oferece acolhimento humano e individualizado para pessoas que estão em sofrimento emocional mesmo que ainda não saibam o nome exato do que estão sentindo. Você pode ser atendido(a) presencialmente em Foz do Iguaçu ou online de onde estiver, com sigilo, respeito e cuidado.



Comentários